quarta-feira, 4 de junho de 2008

Christo e Jeanne-Claude
Christo e Jeanne-Claude são um casal de artistas que trabalham em parceria desde 1958, data em que se conheceram em Paris. Christo nasceu na Bulgária em 1935 e durante a sua estadia em França formou o grupo KWY juntamente com Jan Voss e jovens artistas portugueses, entre eles Lurdes Castro, René Bertholo, José Escada, Gonçalo Duarte e Costa Pinheiro. O empacotamento de objectos, edifícios e monumentos tornou-se na imagem de marca deste casal, que ganhou uma grande projecção no mundo da arte, com as suas intervenções em grande escala na paisagem e espaço urbano. Os seus trabalhos são de uma grande originalidade e têm uma presença estética impressionante, que vai muito para além do mero objecto artístico, envolvendo todo o espaço físico em redor, e desmistificando alguns dos mais famosos monumentos.
Estes projectos envolvem normalmente um vasto processo burocrático e elevados meios logísticos que dificultam e retardam a sua concretização. Grande parte das obras levaram muitos anos em negociações para que pudessem ver a luz do dia. Como se trata de arte pública efémera, as intervenções têm uma curta duração que podem variar entre semanas a meses, ficando registadas através de desenhos, fotografias e vídeos. A controvérsia tem acompanhado todo o percurso desta dupla de artistas, pela espectacularidade dos seus trabalhos e questões de carácter social e estético que levantam. Christo e Jeanne-Claude são sem dúvida artistas notáveis, que marcaram significativamente a história da arte pública desde a segunda metade do Séc. XX.


O seu trabalho mais conhecido é o Wrapped Reichstag, em Berlim. Envolveram o edifício numa espécie de plástico (reciclável!) durante 14 dias, e o resultado é o que se vê.


Valley Curtain Project, no Colorado. Com uma enorme "vela" de plástico laranja, dividiram um vale duma região montanhosa. Pena a sua efemeridade: após 18 horas de finalmente ser construído, uma rajada de vento arrancou a estrutura.


Projecto The Fence, nos EUA, na Califórnia. Aqui, o Christo e a Jeanne-Claude conceberam uma enorme muralha de nylon, que dividiu temporariamente dois counties californianos, ao longo de 40km, acabando no mar. Talvez um dos seus trabalhos de não-wrapping mais impactantes. O que quer realmente esta divisão dizer?



O projecto Wrapped Coast, na Austrália, envolveu uma enorme zona costeira com plástico branco, criando a ilusão de um glaciar no tórrido sol australiano. Todas as pedras foram tapadas, o trabalho demorou imenso tempo.


Surrounded Islands, o meu fètiche: 11 ilhas entre Miami e Miami Beach foram envolvidas num tecido cor-de-rosa choque, o que lhes deu este aspecto estranho de nenúfares artificiais. É dos trabalhos de Christo e Jeanne-Claude que melhor conseguiram redefinir um espaço, criando um novo conceito.




2 comentários:

Anônimo disse...

Probably I can say with this blog make, more some interesting topics.

Cleber disse...

Veh esse video, aranha, Censurado!
Tem mulheres e homens nus...
Putaria!