

Estes projectos envolvem normalmente um vasto processo burocrático e elevados meios logísticos que dificultam e retardam a sua concretização. Grande parte das obras levaram muitos anos em negociações para que pudessem ver a luz do dia. Como se trata de arte pública efémera, as intervenções têm uma curta duração que podem variar entre semanas a meses, ficando registadas através de desenhos, fotografias e vídeos. A controvérsia tem acompanhado todo o percurso desta dupla de artistas, pela espectacularidade dos seus trabalhos e questões de carácter social e estético que levantam. Christo e Jeanne-Claude são sem dúvida artistas notáveis, que marcaram significativamente a história da arte pública desde a segunda metade do Séc. XX.


Valley Curtain Project, no Colorado. Com uma enorme "vela" de plástico laranja, dividiram um vale duma região montanhosa. Pena a sua efemeridade: após 18 horas de finalmente ser construído, uma rajada de vento arrancou a estrutura.

Projecto The Fence, nos EUA, na Califórnia. Aqui, o Christo e a Jeanne-Claude conceberam uma enorme muralha de nylon, que dividiu temporariamente dois counties californianos, ao longo de 40km, acabando no mar. Talvez um dos seus trabalhos de não-wrapping mais impactantes. O que quer realmente esta divisão dizer?

O projecto Wrapped Coast, na Austrália, envolveu uma enorme zona costeira com plástico branco, criando a ilusão de um glaciar no tórrido sol australiano. Todas as pedras foram tapadas, o trabalho demorou imenso tempo.

Surrounded Islands, o meu fètiche: 11 ilhas entre Miami e Miami Beach foram envolvidas num tecido cor-de-rosa choque, o que lhes deu este aspecto estranho de nenúfares artificiais. É dos trabalhos de Christo e Jeanne-Claude que melhor conseguiram redefinir um espaço, criando um novo conceito.
2 comentários:
Probably I can say with this blog make, more some interesting topics.
Veh esse video, aranha, Censurado!
Tem mulheres e homens nus...
Putaria!
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