sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

10 dicas para um Designer Gráfico - Por Daniel Edmundson

1) Não use drogas para trabalhar. Não que eu seja contra as drogas e tal. Se quiser fumar um beck em casa, isso é problema de cada um. A nossa profissão já tem um estigma muito negativo em relação a isso. Profissionalmente o que eu vi até hoje é que as drogas atrapalham muito mais do que ajudam alguém no trabalho. Esse mito do designer doidão tendo um “insight” depois de fumar tem que acabar. Nosso trabalho é algo sério, que tem que ser feito com o máximo de atenção. Nossos clientes merecem isso. Claro que deve ter gente que consegue fumar e trabalhar numa boa… Mas é uma minoria. Digo isso mais pra quem está começando, que pode ainda acreditar nesse tal “glamour”…

2) Trabalho! Trabalho! Trabalho! Não se consegue nada sem suor, sangue e lágrimas… Eu não acredito em Deus, mas é a ideologia protestante de que o trabalho liberta. Trabalho não é fardo (se for, vá procurar outra coisa pra fazer AGORA). Se você não levar a sério o que faz, ninguém vai. Para se chegar a um bom produto final leva horas e horas na frente do computador. Não existe isso de você sentar e fechar tudo em 10 minutos. O designer fazendo tudo num “insight” mágico é outro mito. Esse acho que herdamos das artes plásticas (que sofrem muito com isso também). É um absurdo pensar em criar algo realmente bom sem suor.

Vejam esses estudos para Guernica: clique aqui – se não me engano, Picasso criou 5.000 estudos e rabiscos antes de terminar Guernica. Isso se aplica a qualquer trabalho. Tem que haver dedicação diária, ou então é hobby.

3) Produza. Tente produzir o máximo possível. Não adianta nada ter 1 trabalho bom. O nível de um profissional não se mede por poucos trabalhos, mas pelo padrão da produção. Nisso acho importante também ter “acabismo” e colocar as coisas na rua. Quem fica namorando o trabalho além da conta, retocando detalhes demais, perde tempo. Tem que produzir muito, o overall dessa produção vai dizer quem você é, e não 1 trabalho isolado. Como numa arte marcial: repetição leva a perfeição.

4) Desenvolva o seu próprio método de trabalho. Seja racional nisso, pense como você produz melhor, qual é o seu padrão ao desenvolver um trabalho. Isso você vai notando aos poucos, mas tome nota mental de como você funciona. Por exemplo: eu pessoalmente gosto muito de dormir meus trabalhos, olhar pra eles pela manhã sem aquela bagagem toda do dia anterior, e tento racionalmente sempre fazer isso.

5) Seja responsável, cumpra prazos e seja educado. Sim, tudo aquilo que sua mãe lhe ensinou (e que você desaprendeu na faculdade) vale algo. Na verdade vale MUITO. É o que muitas vezes separa um profissional bem sucedido do resto. Nós, da mooz, viajamos a São Paulo em 2006 para a bienal da ADG e aproveitamos para fazer algumas visitas. Fomos na F/nazca para conversar com Luciano Lincoln e ele chamou alguém lá para ver o nosso trabalho. Nisso o cara viu e curtiu bastante, mas ele fez questão de perguntar se a gente respondia e-mail, se trabalhava em horário comercial e se atendíamos ao telefone. Ele estava traumatizado por um job que não tinha andado bem com um ilustrador de Minas, que o cara tinha sumido do nada e não respondia nem e-mail mais. É claro que alguém que está gerindo um job vai sempre preferir trabalhar com fornecedores que tenham um mínimo de responsabilidade.

6) Tente ser uma pessoa melhor e seja amigo da natureza. Hahahah. É sério! Temos que ser mais responsáveis com o mundo no qual vivemos, tanto com os outros seres humanos como com a própria natureza. O verdadeiro bom design é acima de tudo racional.

7) Seja sincero com você mesmo e com os seus clientes. As vezes a melhor opção é negar um trabalho.

8) Viva as regras para depois quebrá-las. Yo, isso é óbvio, né? Mas vale a pena falar.

9) Tem gente que usa o fato de estarmos em Recife como desculpa para seu fracasso. Fique longe dessas pessoas. Se Londres e Nova York são a nova Roma, onde fica Recife no mapa? Hahah, estamos sim loooonge do centro. Mas é sempre bom lembrar que Napoleão nasceu na Córsica e saiu de lá para o trono em Paris (a história não é bem assim, mas serve pra ilustrar). É nos subúrbios do mundo que são feitas as melhores músicas. :P A história de Local x Universal é massa também. Temos que aprender a usar o que temos de melhor a nosso favor.

10) Contatos. Mantenha uma boa rede de contatos. Atrás dos computadores existem seres humanos. Lembre-se disso ao falar pelo MSN e mandar e-mails. Nada supera um bom aperto de mão e o olho-no-olho, mas podemos tentar “humanizar” as nossas conversas eletrônicas.

Daniel Edmundson é designer gráfico, ilustrador, tipógrafo e sócio da Mooz (Recife-PE)
creditos:Gogojob

Nenhum comentário: