terça-feira, 2 de junho de 2009

Dia Internacional da PUTA é comemorado na Praça da Independência

Bolo, recital de poesias, lançamento do livro As Filhas de Lilith, de Cida Pedrosa e atrações culturais marcam esta tarde as comemorações do Dia Internacional da Prostituta. A programação começa às 16h, na Praça da Independência. Entre as atividades previstas estão a participação do coletivo Voz Feminina, formado apenas por poetisas.

Além disso, haverá a apresentação do Hino das Prostitutas, com participação do cantor e compositor Walter de Afogados. Também está previsto um ato político realizado pela titular da Coordenadoria da Mulher, Juliana César; a assessora executiva da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Niedja Queiroz; e pela coordenadora-geral da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS), Nanci Feijó. De acordo com Juliana César, o evento reforça as ações da Prefeitura em defesa da livre atividade dessas profissionais, a fim de quebrar o estigma que existe sobre a profissão e de garantir a defesa de seus direitos.

A data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e remete a eventos do ano de 1975, quando 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França, para protestar contra as péssimas condições de vida e trabalho em que se encontravam. Apesar do apoio da Igreja e da população da cidade, a manifestação foi brutalmente repreendida pela polícia francesa. Desde então, a ação das prostituas de Lyon permanece como um símbolo de afirmação das profissionais do sexo na luta por respeito e dignidade de vida.


E como não podia deixar de ser...A homenagem da equipe Blog do Aranha a todas as Putas de Meu Brasil...

Nenhum comentário: